A agenda cultural para os três primeiros meses de programação é marcada por dez eventos que contemplam concertos, teatro, palestras, tertúlias e apresentações, entre outras actividades, que marcam assim o regresso da actividade cultural ao antigo espaço termal, no ano em que se comemoram os 200 anos da indústria termal nas Caldas das Taipas.
Em Abril as portas para a cultura voltam a abrir nos Banhos Velhos. Para a temporada cultural de 2018 a programação irá existir até ao mês de Setembro, mas para já a Taipas Termal, Cooperativa que gere este espaço dedicado à cultura, divulga o primeiro trimestre.
Numa agenda cultural eclética, o primeiro evento da temporada acontecerá, como usual, no dia 24 de Abril, pelas 21h30, em parceria com o Núcleo de Estudos 25 de Abril, o espectáculo “Vozes em Liberdade”, para assinalar os 44 anos do 25 de Abril. O certame contará com as actuações de smartini, Mustang, AE Arqueólogo Mário Cardoso, Caldas das Taipas e Briteiros. Já em Maio, no dia 05, haverá concerto do músico Luís Severo, uma iniciativa inserida na programação do ExcentriCidade Caldelas e com entrada livre.
Segue-se o dia 11 de Maio com uma tertúlia apresentada pelo historiador António José de Oliveira sobre os 200 anos da indústria termal nas Caldas das Taipas. No dia 18 de Maio haverá uma tertúlia sobre a programação cultural no Minho, mediada pelo jornalista Samuel Silva e que contará com a presença de Rui Torrinha, Programador Cultural no Centro Cultural Vila Flor, de Luís Fernandes, Programador Cultural do espaço GNRation, em Braga, e de João Carvalho, Programador do Festival de Verão Vodafone Paredes de Coura. Por último, Maio encerra com a apresentação do livro “Para cá e para lá dos muros”, da Socióloga e Investigadora Rafaela Granja, no dia 26 de Maio, e, no dia 27 de Maio, decorrerá a peça “Aquistas”, um acontecimento performativo in situ, nas Termas das Taipas, que convida o público a viver o espírito de um lugar que conta memória, história e ficção, levada a cabo pelo grupo de teatro ATRAMA.
Em Junho, o mês começa com uma tertúlia, no dia 01, sobre o escritor Camilo Castelo Branco e da sua ligação à vila de Caldas das Taipas. Segue-se a 15 de Junho concerto musical com Surma, projeto a solo de Débora Umbelino, um dos nomes revelação no panorama musical nacional e internacional. Na primeira parte, estará Castilho, projeto a solo de Pedro Castilho. Dia 28 de Junho haverá teatro com os alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, com a peça de Gil Vicente, “Farsa de Inês Pereira” e a 29, para completar o trimestre, haverá atelier infantil para os mais novos, com um Show de Ciência, nos Banhos Velhos, numa parceria com o Curtir Ciência – Núcleo Ciência Viva de Guimarães.
Todos os detalhes sobre os eventos presentes na programação cultural poderão ser consultados na página oficial do Facebook dos Banhos Velhos em facebook.com/banhosvelhos ou no sítio oficial da Taipas Termal, no separador de apresentação dos Banhos Velhos em taipastermal.com/outras-valencias/banhos-velhos.