No passado dia 30 de Janeiro, a Taipas Termal esteve presente, em representação do Município de Guimarães, no Fórum Termal do Eixo Atlântico, em Caldas de Reis, Pontevedra. O Fórum Atlântico é um sistema organizado, baseado na adesão voluntária, configurada de modo progressivo e que tem como missão a promoção e desenvolvimento dos municípios e territórios termais da Euro-região Norte de Portugal – Galiza e do termalismo transfronteiriço nesta Euro-região.
Nesta reunião decidiu-se elaborar um guia do termalismo da Euro-região, que estará pronto no final do ano. Esta ação será levada a cabo através de uma comissão presidida pelo município de Ourense. Também ficou estabelecida a criação um Clube da Água, com o objetivo de favorecer a compra de águas de excelência da Euro-região, assim como ofertas termais e promoção das cidades. A Eurocidade Chaves-Verín irá presidir a comissão que vai gerir esta atividade.
Vai ser também feito um levantamento das necessidades do termalismo que serão transmitidas aos governos regionais, nacionais e à União Europeia. O município de Caldas de Reis presidirá esta terceira comissão.
Durante a reunião foi acordado, por último, a organização de um Seminário de Intercâmbio de Experiências, que aborde o estado do termalismo na Euro-região e as medidas para o promover, assim como estudar as possibilidades de financiamento comunitárias para algumas destas atividades.