Dra. Vera Fernandes publica artigo na revista médica espanhola "Endocrinologias y Nutrición"

Publicado por Taipas Termal em

A Drª. Vera Fernandes colaboradora da Clínica Médica da Taipas Termal na área da Endocrinologia, juntamente com a Dra. Maria Joana Santos e o Prof. Dr. António Perez, elaboraram um estudo que visou a revisão sobre um dos principais efeitos laterais das estatinas (fármacos usados no tratamento da hipercolesterolemia e no controlo do risco cardiovascular), que consiste na sua toxicidade no tecido muscular.

Segundo aquele estudo: “As mialgias constituem um frequente motivo de não adesão terapêutica a este fármaco, o que pode ser preocupante em doentes de elevado risco cardiovascular. Por outro lado, a elevada prevalência da utilização das estatinas e a frequência deste efeito lateral constituem uma preocupação na prática clínica. O diagnóstico é muitas vezes um desafio e não há muita informação acerca da melhor estratégia terapêutica.”

Assim, o estudo desenvolvido pela Drª. Vera Fernandes, pela Drª. Maria Joana Santos e pelo Prof. Dr. António Perez consistiu numa revisão da definição, patofisiolofia, condições predisponentes, diagnóstico e tratamento da miotoxicidade por estatinas e fornecimento num esquema prático para a orientação de casos na prática clínica.

Este artigo foi publicado na revista médica espanhola “Endocrinología y Nutrición” (revista da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição, e da Sociedade Espanhola de Diabetes).

← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →

OUTRAS NOTÍCIAS

Clinica de Saúde Enfermagem

[NOVIDADE] Preparação para o Parto em Meio Aquático

Por Luís Mota
Piscinas de Verão Taipas Termal

Oportunidade de Recrutamento - Piscinas de Verão e Parque de Campismo

Por Luís Mota
Banhos Velhos Taipas Termal

Banhos Velhos apresentam Agenda Cultural para 2024

Por Luís Mota