A Drª. Vera Fernandes colaboradora da Clínica Médica da Taipas Termal na área da Endocrinologia, juntamente com a Dra. Maria Joana Santos e o Prof. Dr. António Perez, elaboraram um estudo que visou a revisão sobre um dos principais efeitos laterais das estatinas (fármacos usados no tratamento da hipercolesterolemia e no controlo do risco cardiovascular), que consiste na sua toxicidade no tecido muscular.
Segundo aquele estudo: “As mialgias constituem um frequente motivo de não adesão terapêutica a este fármaco, o que pode ser preocupante em doentes de elevado risco cardiovascular. Por outro lado, a elevada prevalência da utilização das estatinas e a frequência deste efeito lateral constituem uma preocupação na prática clínica. O diagnóstico é muitas vezes um desafio e não há muita informação acerca da melhor estratégia terapêutica.”
Assim, o estudo desenvolvido pela Drª. Vera Fernandes, pela Drª. Maria Joana Santos e pelo Prof. Dr. António Perez consistiu numa revisão da definição, patofisiolofia, condições predisponentes, diagnóstico e tratamento da miotoxicidade por estatinas e fornecimento num esquema prático para a orientação de casos na prática clínica.
Este artigo foi publicado na revista médica espanhola “Endocrinología y Nutrición” (revista da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição, e da Sociedade Espanhola de Diabetes).