Em abril reabrem-se as portas à cultura dos Banhos Velhos

Publicado por Taipas Termal em

A agenda cultural para os três primeiros meses de programação é marcada por onze eventos que contemplam concertos, teatro, palestras, tertúlias e apresentações, entre outras actividades, que marcam assim o regresso da actividade cultural ao antigo espaço termal das Caldas das Taipas.

Em Abril as portas para a cultura voltam a abrir nos Banhos Velhos. Para a temporada cultural de 2017 a programação irá existir até ao mês de Setembro, mas para já a Taipas Termal, Cooperativa que gere este espaço dedicado à cultura, divulga o primeiro trimestre.

Numa agenda cultural eclética, o primeiro evento da temporada acontecerá, como usual, no dia 24 de Abril, pelas 21h30, em parceria com o Núcleo de Estudos 25 de Abril, o espectáculo “Vozes em Liberdade”, para assinalar os 43 anos do 25 de Abril. O certame contará com as participações da AE Briteiros, AE Arqueólogo Mário Cardoso, da Academia Ritmos, da Academia de Música Fernando Matos e da Sociedade Filarmónica Vizelense.”

Já em Maio, no dia 05, haverá uma tertúlia apresentada pelo Professor Doutor António José Oliveira sobre o papel dos Banhos Velhos no desenvolvimento da indústria hoteleira e termal nos Séculos XIX e XX. No dia 13 de Maio haverá duplo atelier infantil, numa parceria com o Shortcutz Guimarães, para levar as curtas-metragens infantis, do espólio da competição, aos mais novos. A par da projeção dos filmes, serão realizados dois ateliers de construção de materiais de introdução ao universo audiovisual. Os trabalhos resultantes do atelier serão posteriormente expostos nos Banhos Velhos. O fim-de-semana seguinte é de dose dupla com uma tertúlia, em parceria com o jornal Reflexo, sobre os 100 anos da vida literátia de Ferreira de Castro que contará com a presença do Professor Doutor António José Oliveira e do livreiro José Duarte Pereira. No Sábado, dia 20 de Maio, decorrerá a primeira peça de teatro de 2017 com a companhia de teatro ATRAMA, que trará ao palco dos Banhos Velhos a obra de Raúl Brandão, “O Maior Castigo”. O último fim-de-semana do mês será totalmente dedicado à música: dia 26 com uma tertúia sobre as 25 edições do festival Paredes de Coura, que contará com a presença de João Carvalho, da organização, de João Periera, locutor da Rádio Universitária do Minho, e com mediação de Samuel Silva, jornalista do jornal Público; e para finalizar o mês, a dia 27, há duplo concerto com Captain Boy e Minta & The Brook Trout.

Em Junho, o mês começa com a apresentação, no dia 03, nos Banhos Velhos, dos trabalhos elaborados nos ateliers infantis, a 13 de Maio. A dia 17 junho acontece o segundo momento musical, com o concerto do músico de Jazz Bruno Pernadas, que acompanhará a sua banda ao palco dos Banhos Velhos. Dia 24 de Junho há novo encontro do Clube de Leitura da Taipas Termal, iniciado no âmbito da programação cultural do ano de 2016, em parceria com a livraria Sbob. Para fechar o mês de Junho há novo momento de teatro protagonizado pelo grupo “Ao Sabor dos Livros”, composto por alunos e professores da Escola Secundária de Caldas das Taipas, com a interpretação da obra de José Saramago, o “Memorial do Convento”. Todos os eventos são de entrada livre.

Todos os detalhes sobre os eventos presentes na programação cultural poderão ser consultados na página oficial do Facebook dos Banhos Velhos em facebook.com/banhosvelhos ou no sítio oficial da Taipas Termal, no separador de apresentação dos Banhos Velhos.

Para mais informações: banhosvelhos@taipastermal.com

← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →

OUTRAS NOTÍCIAS

Piscinas de Verão Taipas Termal

Oportunidade de Recrutamento - Piscinas de Verão e Parque de Campismo

Por Luís Mota
Banhos Velhos Taipas Termal

Banhos Velhos apresentam Agenda Cultural para 2024

Por Luís Mota

Horário no Feriado - Clínica de Saúde e SPA Termal

Por Luís Mota