Rastreios Psicológicos: O que são e para que servem?

Publicado por Taipas Termal em

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”. Por isso, é importante estarmos atentos e priorizarmos a nossa Saúde Mental, da mesma forma que nos preocupamos com a Saúde Física.

Aliás, muitas das vezes, sintomas físicos que possam surgir e que nos despertam estranheza e preocupação – como por exemplo, cansaço, dores de cabeça, dores de estômago, dores no peito, dificuldades respiratórias, entre outros -, acabam por ser reflexo do nosso estado psicológico, afetando a nossa qualidade vida. Porque afinal, como o velho provérbio diz: “mente são, corpo são”!

Assim, da mesma forma que rastreamos a nossa saúde física (ou assim o deveríamos fazer), desde a realização de análises/exames com regularidade, consultas com o/a nosso/a médico/a quando algum sintoma físico surge e, da mesma forma que somos aconselhados a fazer consultas de rotina – “porque com a saúde não se brinca” -, os rastreios psicológicos são igualmente importantes. Estes têm como objetivo avaliar a nossa Saúde Mental, detetar precocemente problemas deste foro, tais como, perturbações cognitivas, comportamentais e/ou emocionais e, ainda, comportamentos de risco e/ou disruptivos que nos possam conduzir às mesmas, no futuro. Os rastreios permitem uma oportunidade de deteção de disfunções mentais e psicológicas, o mais precocemente possível, sendo também de caráter preventivo.

Os nossos Rastreios Psicológicos são, então, realizados por profissionais especializados e credenciados na área de Psicologia, com a duração média de 30 minutos e, recorrendo, se necessário, a técnicas e instrumentos de avaliação psicológica adequados. Além do seu caráter avaliativo e preventivo, esses momentos servem também de esclarecimento sobre os processos de consulta e intervenção psicológica e sobre as diversas áreas da Psicologia, incluindo, a orientação para intervenção, quando se concluir ser necessária, assim como encaminhamento para o profissional mais adequado.

 

Um conselho da nossa Unidade de Saúde e Terapia Mental

Drª. Telma Gomes

← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →

OUTRAS NOTÍCIAS

Banhos Velhos Taipas Termal Termalismo

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024

Por Luís Mota
Clinica de Saúde Spa Termal

Horário de Páscoa - Clínica de Saúde e SPA Termal

Por Luís Mota
Piscinas de Verão Taipas Termal

Oportunidade de Recrutamento - Nadador Salvador

Por Luís Mota