A Cooperativa Taipas Termal colaborou e apoiou ativamente no Curso de Medicina Desportiva do Pé e Tornozelo – “Foot and Ankle Sports Medicine”- coordenado pelo prestigiado ortopedista Hélder Pereira, que reuniu um grupo de formadores que incluiu alguns dos mais reconhecidos médicos de Portugal e do Mundo nesta área.
Médicos de todo o país e dos vários pontos do Mundo receberam a formação avançada em cirurgia do tornozelo e pé. O evento decorreu no laboratório de investigação em ciências cirúrgicas da Universidade do Minho e no auditório da Taipas Termal.
Os intervenientes tiveram ainda contacto com o património Histórico da Cidade de Guimarães, cidade património Mundial. Esta iniciativa constitui um exemplo de colaboração entre a Universidade e a Sociedade Civil trazendo valor acrescentado e participando na melhoria da prestação dos cuidados aos que mais precisam.
Este curso está integrado no programa Internacional de Pós-Graduação no domínio de investigação em ciências cirúrgicas dirigido pelo Prof. Dr. Jorge Correia Pinto. Este programa tem lugar no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) / Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho (ECS – UMinho) do laboratório associado ICVS/3B’s da Universidade do Minho presidido pelo Prof. Rui L. Reis.
Para o presidente da direcão da Taipas Termal, “este tipo de iniciativas vem ao encontro de uma nova filosofia que procuramos implementar na estrutura das Taipas Termal, incorporando o conhecimento adquirido pelos profissionais de saúde nas condições de excelência que dispomos nas nossas instalações”, vincou Ricardo Costa, deixando patente que a Taipas Termal “será um parceiro estratégico nesta área, colaborando com a Universidade do Minho, a fim de marcar uma posição firme também na vertente da formação ao nível da saúde”.
Assim, a Taipas Termal associa-se a um programa que tem merecido reconhecimento crescente na investigação e desenvolvimento da Medicina a nível internacional.