As portas das Termas das Taipas reabriram e já se encontra à disposição de todos a nova Clínica Médica de Saúde, Reabilitação e Condicionamento Desportivo. A cerimónia de inauguração decorreu ao final do dia 4 de setembro de 2015 e contou com a presença em largo número da comunidade local.
“Sim conseguimos!”, realçou Ricardo Costa, na cerimónia de inauguração, que decorreu esta sexta-feira, 4 de Setembro. “Hoje apresentamos um novo projeto. Um projeto de todos, com todos e para todos. Foram estes os princípios essenciais que tornearam o trabalho que nos conduziu até aqui. Reabrimos nesta data as portas das Termas das Taipas requalificadas e com muito orgulho apresentamos a Clínica Médica de Saúde, uma valência vital, não só para a comunidade local, mas para a região norte e também para o país.”
O Presidente da Direção da Cooperativa Termal afirmou ainda “Valorizamos o nosso património histórico. A requalificação deste edifício centenário, considerou as marcas e simbologias próprias da sua construção primitiva. Um projeto que combina a modernidade e o contemporâneo com a vida de um edifício centenário, com a sua história, numa simbiose perfeita. Perfeita porque o novo e antigo coabitam de forma praticamente impercetível, sem ferir estética e visualmente o postal que constituem a fotografia deste edifício.”
Para Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães “A melhor prenda que poderíamos dar às Caldas das Taipas, no seu 75º aniversário da sua elevação a vila, é exactamente esta requalificação, esta ampliação, esta significativa expressiva melhoria das suas infra-estruturas materiais e das suas possibilidades imensas da prestação de serviços de saúde e de lazer a todos os nossos taipenses, aos vimaranenses e aos nosso concidadãos em geral”.
O Ministro da Economia, António Pires de Lima, destacou a execução deste projeto como “um exemplo para o país”, afirmando que “faz muito sentido ter este sentido de oportunidade de investir nos nossos espaços termais, nomeadamente aqueles que têm uma história mais significativa, como eu sei que é aqui o caso de Taipas, como uma forma de enriquecer a nossa oferta de serviços na área do bem-estar, na área da daúde, na área do turismo”.