A vila de Caldas das Taipas acolheu, durante 3 dias, várias sessões especiais, no Auditório da Taipas Termal e nos Banhos Velhos.
O final da última quinta-feira começou com um concerto dos Till Ensemble que interpretaram uma obra do célebre e prestigiado compositor Beethoven – o Septeto em Mib Maior, Op.20, composto para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, fagote e trompa, com 6 tipos de andamentos. A plateia presenciou um momento musical “intenso e belo”. O grupo constituído por sete instrumentistas da Universidade de Aveiro e da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto fez chegar a um público bastante diversificado a potencialidade da música de câmara.
Na sexta foi a vez da atividade especial, nos Banhos Velhos, de Shortcutz (Movimento internacional de curtas metragens), coorganizado pelo Instituto de Ciência Viva. A noite foi dedicada à astronomia, onde os presentes foram convidados “a visionar as estrelas com outros olhos” com o recurso a curtas de animação, dramas ficcionais e de terror.
No sábado, ao final da tarde, os Banhos Velhos foram palco da partilha de “histórias, pedras e farnel”. Conversa, partilha, muita comida ou mesa farta para o complemento de um encontro e, claro, muita música inspirada na história dos Banhos Velhos.
Muitos dos presentes recordam aquele final de tarde como “muito agradável”, ficando “admirados” com o espaço interior dos Banhos Velhos.