Cooperativa Taipas Turitermas CIPRL destaca importância da decisão que permite requalificar dois equipamentos que a Vila das Taipas desejava e que estarão ao serviço das associações, da vila e do concelho.
Foi aprovada, na última sessão da Assembleia Municipal, um aumento de Capital da Cooperativa Taipas Turitermas CIPRL no valor de 1,6 milhões de euros.
A proposta da Câmara Municipal de Guimarães destina-se a financiar a recuperação do Parque de Campismo e do Polidesportivo do Parque – ringue. Com esta requalificação o equipamento ficará dotado de condições para a prática desportiva, e para dar apoio às associações e atletas que também utilizam o parque de lazer, designadamente o atletismo e a petanca.
Domingos Bragança, o Presidente da autarquia vimaranense, caracterizou este investimento como estratégico para o desenvolvimento daquela Vila termal e do Concelho de Guimarães, elogiando o trabalho da Direção em matéria de obtenção de fundos comunitários e de receitas próprias geradas pela Taipas Turitermas CIPRL: “A Cooperativa realizou um investimento na ordem dos 5 milhões de euros e apenas solicitou uma comparticipação de 1,6 milhões de euros, que me parece razoável. Por outro lado, as receitas da Cooperativa estão a crescer 61% só este ano.”
À margem da reunião, Ricardo Costa, Presidente da Direção da Cooperativa explicou que este é um momento importante para a Vila das Taipas, porque representa o apoio inequívoco da Câmara Municipal à recuperação de um equipamento fundamental: “Apesar de muitos responsáveis políticos utilizarem a Cooperativa como arma de arremesso, nada nos desviará dos nossos objetivos. Este ano continuamos a crescer sustentadamente e com este aumento de capital é possível iniciar a requalificação do polidesportivo e parque de campismo, que todos os Taipenses desejavam.”
Recorde-se que já em 2015, a Cooperativa Taipas Turitermas CIPRL, havia requalificado e alargado o seu edifício sede, denominado de Banhos Novos, inaugurado em setembro, e permitiu o alargamento dos serviços prestados à população, designadamente as Termas e o Spa, a Unidade de Fisioterapia convencionada com o Sistema Nacional de Saúde e a unidade de produção de sabonetes, um ícone histórico da vila termal.