A ação de sensibilização “por uma mente sã em corpo são” esteve aberta ao público, ao longo desta segunda-feira.
A Taipas Termal organizou esta segunda-feira uma ação de sensibilização para as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra todos os anos no dia 10 de outubro.
O objetivo da atividade passou por sensibilizar a comunidade e diminuir o estigma social perante a doença mental. Neste sentido, o dia 10 na Taipas Termal foi contemplado com um ‘Open Day’ à Saúde Mental onde a comunidade foi convidada a assistir livremente. A ação foi composta por uma apresentação multimédia, de hora em hora, e, cartazes alusivos ao dia, estiveram em exposição nos corredores da estância termal.
A Psicóloga da Taipas Termal, Dra. Dulce Pinto, refere que a ajuda de um psicólogo “pode ser particularmente importante no decorrer de experiências de vida difíceis, que provoquem elevado mal-estar e que interfiram no funcionamento das pessoas e/ou de quaisquer outras situações que provoquem sentimentos dolorosos com os quais as pessoas se sintam incapazes de lidar”.
A ação do Psicólogo, segundo a especialista, deve ser inserida igualmente em contexto preventivo (situações de violência ou bullying) e numa ótica de promoção do bem-estar mental e de uma saúde positiva, assim como ações de orientação vocacional, de melhoria do desempenho, satisfação e produtividade no trabalho.
“O importante é não adiar ou evitar a procura dessa ajuda sempre que for necessária!”, conclui a clínica.
Entretanto, no mês de novembro, será realizada uma conferência, igualmente aberta à comunidade, no âmbito da Saúde Mental, Psicologia e Psiquiatria, ao nível da Prevenção, Tratamento, Reabilitação de doentes mentais, …. A Psicóloga da Taipas Termal, Dra. Dulce Pinto, estará na equipa de oradores.