Efemérides da semana: momentos que marcaram Caldas das Taipas

Publicado por Luís Mota em

21/07

A história das Caldas das Taipas é construída por acontecimentos que ajudam a compreender a importância desta estância termal na evolução da medicina hidrológica, da vida social e da dinamização da região. No âmbito das nossas Efemérides, recordamos três episódios que marcaram o dia 21 de julho ao longo da história.

1839: A visita do Conde das Antas às Caldas das Taipas

Em 1839, o Conde das Antas, então governador das armas do Porto, encontrava-se a realizar banhos em Santo António das Taipas. Durante a sua permanência foi cumprimentado pelo Coronel do Regimento n.º 18, acompanhado pela respetiva banda de música, testemunhando a relevância que as Caldas das Taipas já assumiam como destino de saúde e convívio social.

1954: As Jornadas Médicas Hidrológicas reforçam o prestígio científico das Taipas

No ano de 1954 realizaram-se nas Caldas das Taipas as 2.as Jornadas Médicas Hidrológicas, um momento importante para a divulgação e valorização da medicina termal em Portugal.

Durante estas jornadas, o Dr. Miguel Augusto Mendes Alves, nosso diretor clínico desde 06 de Julho de 1948, apresentou uma conferência que viria posteriormente a ser publicada em revistas científicas da especialidade e editada em livro, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento na área da hidrologia médica.

1958: A Piscina das Taipas recebe provas nacionais de natação

Em 20 de julho de 1958, a histórica Piscina das Taipas acolheu provas de natação organizadas pela FNAT, integradas no Campeonato Nacional da Zona Norte.

Este acontecimento demonstra que as Caldas das Taipas sempre desempenharam um papel relevante não apenas na saúde e no termalismo, mas também na promoção da atividade física e do desporto.

22/07

22 de julho de 1974: um dia de grande movimento nas Piscinas das Taipas

Os registos oficiais revelam que, nesse dia, foram contabilizadas:

  • 229 entradas a 5$00 cada = 1.145$00
  • 203 banhos a 5$00 cada = 1.015$00
  • 16 alugueres de fatos de banho a 5$00 cada = 80$00
  • 3 alugueres de toalhas a 2$50 cada = 7$50
  • 2 alugueres de cadeiras a 2$50 cada = 5$00
  • 6 entradas no Parque Infantil a 1$00 cada = 6$00

O movimento diário originou uma receita total de 2.258$50, valor que corresponde atualmente, de forma aproximada, a 467,50 euros.

Os documentos identificam ainda os responsáveis pelo serviço nesse dia: o cobrador Américo da Purificação Castro e o tesoureiro Manuel Ferreira Pinto Guimarães, cujas assinaturas permanecem registadas nos originais.

Preservar a memória para valorizar o futuro

Conhecer estes acontecimentos é reconhecer o património histórico, científico e cultural das Caldas das Taipas. Ao recordar estes momentos, a Taipas Termal reafirma o compromisso de preservar uma história construída ao longo de séculos e de continuar a projetá-la para o futuro.

Porque cada data conta uma história.

Taipas Termal. Água que cuida. História que inspira.

← Publicação Mais Antiga

OUTRAS NOTÍCIAS

Piscinas de Verão Taipas Termal Termalismo

Efemérides da semana: momentos que marcaram Caldas das Taipas

Por Luís Mota
Clinica de Saúde

Nova Especialidade Médica | Consultas de Reumatologia na Taipas Termal

Por Luís Mota
Banhos Velhos Clinica de Saúde Cultura Imprensa Parque de Campismo Piscinas de Verão Spa Termal Taipas Termal Termalismo

Cooperativa Taipas Turitermas em destaque na revista EVASÕES

Por Luís Mota