Terapia Familiar - Taipas Termal

Publicado por Taipas Termal em

A família é uma base importante no desenvolvimento do indivíduo, na criação da sua identidade e no desenvolvimento das suas competências, desempenhando um papel vital no bem-estar dos membros que a constituem.

É no seio das relações familiares que os indivíduos aprendem a relacionar-se com os outros, e onde vivem as suas primeiras experiências afetivas. É aqui que estes aprendem a comunicar – desde a linguagem verbal à não verbal (sinais corporais) -, onde aprendem sobre fraternidade e as normas da sociedade – o que é o “certo” e o “errado”, e onde aprendem a reconhecer e expressar as suas emoções.

Constituída por pessoas diferentes, com caraterísticas diferentes, e com as suas próprias formas de interação, cada família define-se, assim, como um sistema social e dinâmico, que se encontra em constante desenvolvimento, criando barreiras com o mundo exterior, através das quais troca informações e recebe feedback.

Estas diferenças existentes entre os seus membros constituintes e as recorrentes alterações que nela vão decorrendo, podem afetar não só o funcionamento desta, como o bem-estar psicológico de cada indivíduo, uma vez que os relacionamentos familiares são considerados como um fator determinante para a saúde mental. Nestes casos, pode surgir a necessidade ajuda especializada, nomeadamente Terapia Familiar.

Esta especialidade, derivada da Psicologia Clínica, foca-se essencialmente nos problemas de interação entre os membros da família e procura promover/melhorar a comunicação; ajudar a reconhecer e melhorar comportamentos disfuncionais; investir no conhecimento individual e familiar, percebendo o papel de cada membro constituinte; trabalhar a inteligência emocional; apoiar perante problemáticas específicas que possam impactar o funcionamento familiar – ex.: dificuldades nas relações com as famílias de origem; mediação em situações de divórcio; dificuldades parentais; doença de um dos elementos; situações de perda ou luto; desafios de famílias recompostas; questões relativas à sexualidade; situações de “ninho vazio”, perante a saída dos filhos de casa; entre outros.

Assim, detetam-se dificuldades de interação no seu seio familiar, caso esteja a vivenciar alguma das problemáticas referidas (ou outra), ou se pretende simplesmente melhorar o diálogo e compreensão entre os vários membros, temos ao dispor o serviço de Psicologia Familiar.

Drª. Telma Gomes – Unidade de Saúde e Terapia Mental

← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →

OUTRAS NOTÍCIAS

Horário no Feriado - Clínica de Saúde e SPA Termal

Por Luís Mota
Banhos Velhos Taipas Termal Termalismo

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024

Por Luís Mota
Clinica de Saúde Spa Termal

Horário de Páscoa - Clínica de Saúde e SPA Termal

Por Luís Mota